Páginas

'The world is a book and those who do not travel read only one page.' St. Augustine

quarta-feira, 9 de abril de 2014

NYEPI

Nyepi. O dia do silêncio.

Esse dia, que muda de acordo com o ano, marca o início do ano hindu na ilha de Bali. Um dia muito especial para os moradores da ilha, feriado na Indonésia, é respeitado por todos, inclusive turistas e não hindus. No Nyepi, até o aeroporto em Denpasar fica fechado por 24h. 


Um dia reservado para a meditação, auto-reflexão e para alguns um dia de jejum, de completa purificação.  A principal restrição é: nada de luzes, nem mesmo velas. Conta a lenda que os deuses (demônios), descem do céu todos os anos e visitam à ilha, a ideia é fazer com que esses Deuses batam e voltem para os céus ao encontrar a ilha “vazia”,  em completo silêncio e apagada.

No dia anterior, nas principais vilas de Bali, acontece a Ngrupuk Parade. São construídas estátuas enormes (Ogoh-ogoh) e assustadoras, representando esses demônios. Crianças e homens carregam essas estátuas pelas ruas até um ponto específico, central na vila, onde as estátuas são queimadas. 




Tive a oportunidade de presenciar essa cerimônia em Jimbaran, e fiquei muito impactada, o tempo todo arrepiada, uma energia espiritual muito forte. Muitas pessoas assistindo, celebrando, cantando e dançando com as estátuas, nesse ritual de exorcismo e purificação.

Fiz fotos da Ngrupuk, espero que consigam visualizar um pouco o que eu contei. Fiz vídeos também mas já estava muito escuro, não dá pra ver muita coisa. Uma experiência única, difícil contar o que senti. Uma cultura muito diferente, pelo menos para mim, foi engraçado reparar as pessoas sorrindo e felizes diante daquelas imagens horrorosas, parecia carnaval para eles. Bem, aproveitei para aprender, é claro, e do meu jeito fiz a minha oração, agradeci, e aproveitei também para "espantar" os meus monstrinhos...rs!




Saudades! 
Beijos, Li.

Nenhum comentário:

Postar um comentário